domingo, 20 de abril de 2014

Voltando para a arte digital & lineart




Há algumas postagens eu falei sobre a vontade de retornar para a arte digital – já que eu sou muito desastrada, tenho a tendência me sujar e manchar o desenho – então... eu voltei. Eu comecei com arte digital no photoshop com 14 anos, e mais ou menos há um ano e meio migrei para o tradicional (aproveitando que a minha mesa digitalizadora havia quebrado). 


Um dos melhores programas, na minha opinião é o Manga Studio 5



Bem, uma coisa que eu sempre tive dificuldade para fazer foi a maldita lineart (ou linework), simplesmente por que eu não tinha muita paciência. Os meus rascunhos são muito “rabiscados” dificultando na hora de arte finalizar. Ou seja, eu faço o rascunho, outra camada, refaço o rascunho e por ultimo a lineart. Acredite, esse processo demora horas.

Rascunho rápido
E uma lineart bem confusa



 Mesmo assim, tomei vergonha na cara e disse para mim mesma: “Hoje eu vou arte finalizar um desenho, custe o que custar!” Assim, comecei desenhando a Vocaloid Gumi, e saiu tão fofo. Infelizmente eu perdi o desenho. Desligaram o meu computador enquanto eu estava a procura dos meus fones de ouvido. Então tentei finalizar outro, que iria ficar no topo do blog.

Feito no SketchBook Pro

Aumentei o tamanho da imagem – ficou quase 5 mil pixels de altura e trabalhei no contorno. Usei o “Brush” no paint tool sai, um pouco modificado.
Demorou horas (eu não contei, mais foram bem mais que três horas), entretanto gostei do resultado!

E, aproveitando que eu estava sem nada pra fazer, acabei criando esse gif:


sábado, 5 de abril de 2014

Crise artística



Ainda estou no dilema: Continuar com as coisas fofas ou partir para os bishounes?



Eu desenho coisas fofas. Desde sempre. O que eu acho estranho é que não este tipo de arte que me chama atenção. Os artistas que eu gosto tem traços tão diferentes... Até os livros que eu leio, as personagens que eu gosto, a música que eu ouço, pouca coisa corresponde com a minha arte.  Então... da onde vem a minha arte? Ela não reflete nenhum pouco a minha personalidade!


Um dos rascunhos testando o traço "novo"


Pesando nisso, tentei mudar o traço. Claro, com o passar dos anos o traço muda, mas por muitas vezes não notamos até comparar um desenho novo com um antigo. Forcei esse processo. Até gostei do resultado, só achei que foi um pouco difícil chegar até ele.

Passei então o meu dia (aproveitando que não haveria aula devido ao racionamento d'água) desenhando, mas tendo em mente o que eu gosto, o tipo de mangá que leio. Por incrível que pareça, se li 3 shoujos, foi muito. 








Hoje, dia 05, já veio o resultado: Fiquei com vontade de finalizar um pequeno doodle que havia feito sexta-feira e percebi que mesmo fugindo da minha personalidade, eu gosto do meu traço atual.