sábado, 27 de fevereiro de 2016

Sobre Sketchbooks – Reviews



E o post de hoje é sobre o meu material predileto! Sketchbooks, aqueles caderninhos para você levar por ai e desenhar quando quiser.
Eu sou uma pessoa que desenha muito, e geralmente a ideia vem em um lugar inesperado. Eu acabo sempre levando os meus cadernos comigo. Some esse fato a eu ser uma pessoa bem desastrada! Os meus são sobreviventes, Hehe.



Começando com o meu primeiro deles:

 Sketchbook one, da Canson.




Com certeza, você conhece os produtos da canson. Se não, ela é bem reconhecida por ter excelentes papéis. Desde a linha escolar a aquelas bem profissionais mesmo. Tem bastante opção. 
- Tamanho que eu comprei: A5
- Papel: gramatura de 100g/m², 100 folhas.
- Preço: Varia de 25 a 30 reais.


Prós: É bem fofo, as paginas são da cor de creme, bem clarinhas, a textura do papel é levemente áspera, o que faz com que o grafite tenha uma boa aderência na hora do desenho. Além disso, o preço foi bem em conta.



Muito acabado mesmo e.e


Contras: Ele é bem frágil. Sem contar que as “arestas” são quadradas, e se você levar ele numa bolsa com muita frequência acaba ficando bem feio. A forma que as folhas foram costuradas, não permite que se trabalhe em duas páginas.  Como eu disse, eu sou bem descuidada, mas pelo preço não há do que se queixar. E... Os meus desenhos apagaram um ano e meio, dois anos depois. (os que  estavam somente em grafite)
Esse é o a linha mais básica da canson, há bem mais melhores que ele. Porém, ele cumpre bem o papel de scketchbook, o meu aguentou até aquarela!





Classic Large Sketchbook, da Moleskine.




Outra marca bem famosa. Fabrica cadernos há muito tempo.... E bem, é muito famosinha. Item de status mesmo, de pessoas cultas (seria um iphone para os artistas? heuehue) e bla bla blá. Tem vários modelos; um pra rascunhos, outro para aquarelas, formatos diferentes, edições especiais.  Item de hipster. Mas nem por isso deixa de prestar!
- Tamanho que eu comprei: A5
- Papel: gramatura de 165g/m², 80 folhas.
- Preço: Eu comprei o meu por 80 reais, há um ano. Hoje está 110 no submarino.


Prós: É em bonito. Cantos arredondados, papel de incrível qualidade: não amarela, não fica com cheiro de mofo e conserva a sua arte – talvez pela eternidade! Dá para desenhar em duas paginas, já que a costura permite. É indicado para o uso com marcadores, lápis, materiais secos. Eu testei aquarela, e embora o resultado seja diferente, se você descobrir como a tinta se comporta nesse papel, maravilha. Ele tem um elástico, uma fitinha e um bolso interno. Lembram que eu falei que era desastrada? O meu faz um ano e está quase como novo! A única coisa que tem de “errado” são pequenas manchas de tinta óleo, que eu sujei sem querer.





Desenho em página dupla :3


Contras: Olha, eu pelo menos acho caro. É um produto importado e a pode ser um pouco difícil de achar a um preço acessível. Achei por 15 obamas, o que daria uns 60 reais, no site norte-americano do fabricante. Além disso, tem que se atentar a uma coisa: a moleskine tem muitas linhas e a maioria delas não são para arte. São para anotações. É bem fácil de confundir e comprar um achando que é pra desenho e ele vem pautado. Imaginem heuheueh. Pretendo inda experimentar o aquarela, parece muito bom <3





Meu primeiro Canson, da Canson.



É da linha infantil, mas quem liga? É de boa qualidade. Ao contrário dos anteriores, esse tem arame, um charminho.

- Tamanho que eu comprei: A4
- Papel: gramatura de 120/m², 40 folhas.
- Preço: de 15 à 27 reais

Prós: Eu sou suspeita para falar, por que é o meu predileto.  Ele é ótimo para rascunho, e aguenta até aquarela. Faço de tudo com ele. As 40 folhas (80 páginas) são suficientes. Além disso, como é um produto para crianças, é muito resistente.  Eu já tenho 3 desse aqui em casa. 





Contras: Bem, eu não achei nenhum, em minha opinião. Eu não o levo pros lugares, deixo em casa, mas é bem útil. A única coisa que não me agrada muito é a arte da capa, mas como a proposta não é ficar olhando para capa e sim desenhar...



Dos três, o meu preferido é o “Meu primeiro Canson”. É barato, resistente, aguenta aquarela. Eu diria também que o moleskine é para quem quer guardar a arte por anos, nesse papel ele se destaca e muito!  



2 comentários:

  1. Adorei o post! Me ajudou, e muito, já que estava com duvida sobre qual Sketchbook comprar e como eles eram!

    ResponderExcluir
  2. Também me ajudou bastante. Gosto de desenhar mas não curto folhas grandes e prefiro a portabilidade de um sketchbook. Muito obrigado pelo post!

    ResponderExcluir