Desenhe com frequência.
Eu desenho todos os dias, independente do que eu faça durante essas 24 horas. Faça no seu ritmo, mas lembre-se: não ajuda muito se você desenhar uma vez por mês, a cada seis meses. Quanto mais você desenhar, melhor!
Não seja arrogante.
Eu conheço alguns desenhistas metidos, que acham que são melhores que todo mundo. São ignorantes e eles não possuem um senso critico diante a arte deles, além de que não melhoram, ficam estagnados por que acham que não precisam melhorar pois são perfeitos. Sempre veja os seus defeitos para poder supera-los.
Goste de desenhar
Tem gente que desenha e não gosta. Mas porque? Eu pensei um pouco e percebi que é carência. Tipo aquelas pessoas que não gostam de X estilo musical, mas ouve por que os populares ouvem. É para se sentir encaixado. Gostar de desenhar é importante para uma melhora.
Seja curioso.
Eu vejo que a maioria compre esse quesito. Experimentam novos materiais, estilos, formas.
Tenha fé em si mesmo.
Acho que é uma das coisas mais importantes. Acreditar que pode melhorar, chegar ao nível e passar o seu artista preferido. Na verdade, acreditar em si mesmo é preciso em todas as coisas que você for fazer na vida.
Tenha um amigo sincero.
A sua mãe não vale, porque ela vai dizer que tá lindo. Se o seu amigo desenhar também, melhor ainda. Ela vai te dizer o que não tá legal (na opinião dele) e muitas vezes você vai perceber que ele está certo.
Material não faz artista.
Quem faz a foto, a câmera ou o fotografo? Me dê uma câmera excelente na mão e você vai perceber que eu não sei tirar fotografias. Mas dê uma câmera simples a um profissional e você verá que apesar da minha imagem ter uma qualidade superior, ela tem um ângulo ruim. Bons artistas e bons materiais são um bom casamento, mas a responsabilidade de uma obra ser boa ou ruim cai em cima do criador, não do material.
Saia da sua zona de conforto.
Só sabe desenhar cabeças? Desenhe corpos. Só sabe fazer uma posição? Arrisque outras. Não consegue colorir, faça a maldita coloração. É só errando que se aprende, lembre se que ninguém nasce sabendo e nada te impossibilita de aprender.
Elogios são bons, mas criticas são melhores ainda.
Eu lembro que no mangá bakuman, contam uma lenda que um editor picotou um manga na frente dos manga-kás, sem ao menos dar uma olhada. Os caras ficaram com tanta raiva que se esforçaram par fazer algo com a intenção de esfregar na cara do editor. Viram? Os elogios inflam o ego, as críticas te deixam bravo e revoltado, com a vontade de humilhar quem apontou erros para o seu bebê (vulgo criação)
Não seja refém das cópias.
Cópias são legais para estudo, mas, a não ser que tu seja um desenhista realista, copiar desenhos sem intenção de aprendizado não vai te levar muito longe. Copie o teu artista preferido, guarde o que tu gosta no traço dele e leve para os seus desenhos. Eu já vi muita gente querendo ser quadrinista/manga-ká sem querer lagar um pouco a cópia. Aliás, no mundo dos mangás a cópia pode destruir a carreira de um artista.
Tem alguma dica para melhorar no desenho?